ENSAIO DE PERDA D'ÁGUA SOB PRESSÃO

Ensaio de Perda d'água Sob Pressão é realizado em maciços rochosos através de furos de sondagens, visa a determinação da permeabilidade e ao comportamento desses maciços frente á percolação d’água através de suas fissuras.

 

Consiste na injeção de água sob pressão num certo trecho de um furo de sondagem e na medida da quantidade de água absorvida pelo maciço rochoso durante certo tempo, a uma dada pressão de injeção. Este ensaio é realizado para vários estágios de pressão.

 

O objetivo é a determinação da condutividade hidráulica (H) dos maciços rochosos. São realizados em trechos de comprimento conhecido, geralmente 3m, e isolados por meio de obturadores de borracha.

 

Consistem na medida da vazão d’água absorvida nas fissuras do maciço em 10 intervalos iguais de tempo (1 minuto cada), para 5 estágios diferentes de pressão. A pressão é controlada por manômetro, calculada em função da profundidade do trecho ensaiado, e deve manter-se constante durante as 10 leituras do hidrômetro em cada estágio de pressurização.

 

É fundamental e indispensável no projeto de barragens, túneis e canais de adução.