PIEZÔMETRO

Um piezômetro é um dispositivo utilizado para medir a pressão do líquido num sistema, medindo a altura à qual uma coluna do líquido sobe contra a gravidade, ou um dispositivo que mede a pressão (mais precisamente, a cabeça piezométrica) das águas subterrâneas num ponto específico.

 

É um elemento utilizado com a função de conhecer as condições geológicas do terreno em questão e monitorar as águas subterrâneas. Para uma boa execução de piezômetro se faz necessário o estudo da posição do lençol freático.

 

Um piezômetro é projetado para medir as pressões estáticas e, portanto, difere de um tubo pilot por não ser apontado para o fluxo do fluido.

 

Os poços de observação dão alguma informação sobre o nível da água em uma formação, mas devem ser lidos manualmente.

 

Execução de piezômetro (PZ), muitas vezes é confundida com execução de indicador de nível d'água (INA). Apesar de ambos apresentarem semelhaças na execução e servirem para monitoramento e avaliação do nível do lençol freático, tem diferenças determinantes, que influenciam na sua escolha e utilização.

 

Transdutores de pressão elétrica de vários tipos podem ser lidos automaticamente, tornando a aquisição de dados mais conveniente.

 

A determinação do nível do lençol freático, por meio da execução de piezômetro Casagrande, tem como principal vantagem:

 

  • Fácil montagem;

 

  • Rápida execução, podendo ser instalado no próprio furo de sondagem;

 

  • Uso de materiais simples e de baixo custo;

 

  • Simplicidade para realização das leituras.

 

É muito importante o conhecimento do nível do lençol freático e o conhecimento da sua variação devido às precipitações e outros agentes naturais. 

 

O dimensionamento e a distribuição dos piezômetros deverá ser feito, por projetista geotécnico, que fará um cuidadoso estudo para execução de piezômetro.

 

execução de piezômetro não serve somente para avaliar a profundidade do lençol freático, mas tamém é uma das formas de se obter infomações sobre a permeabilidade do solo.

 

Através do piezômetro é possível obter a carga de pressão no ponto em que o mesmo foi instalado.

 

Tendo cohecimento da carga de pressão, conseguimos calcular a carga de pressão total no ponto em que foi instalado o piezômetro.